RSS

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Período fértil


             

O calculo desse período deixa muitas mulheres em duvida, tanto para aquelas que não querem quanto para aquelas que querem engravidar.

Antes de falar qualquer coisa, gostaria de dizer que um ciclo pode ser diferente do outro, pois o estresse e outros fatores podem causar alterações neste ciclo.

O periodo fértil ocorre, na maioria das mulheres, mais ou menos 14 dias após a menstruação. É o periodo onde ocorre a ovulação, que é quando o ovulo é liberado estando a mulher apta a engravidar.

É importante lembrar que para saber o periodo fertil a mulher precisa ter um ciclo menstrual regular, ou seja, menstruar sempre no mesmo intervalo de tempo.

O ciclo menstrual se inicia no primeiro dia da menstruação e termina no dia anterior ao primeiro dia da menstruação seguinte. Em média, os ciclos costumam ser de 28 dias, sendo considerados normais tambem os ciclos que vão de 20 a 35 dias.

Só para entender, consideramos que em julho a menstruação chega no dia 10 (o primeiro dia), em agosto, vem no dia 7, tendo um intervalo de 28 dias. Em setembro, no dia 6, sendo mais 30 dias e, em outubro, chega no dia 2, tendo um outro de 26 dias.

Agora é so somar os intervalos de um mes ao outro e dividir por 3 (três periodos). Viu como é fácil?

Nesse exemplo a menstruação vem de 28 em 28 dias em média

28 + 30 + 26dias = 84 dias
84/ 3 = 28 dias


Então, para identificarmos nosso dia fértil devemos conhecer muito bem o nosso ciclo menstrual (acompanhando em um calendário).

O dia da ovulação ocorre sempre na metade do seu ciclo. Se voce possui um ciclo de 28 dias o dia da ovulação ocorrerá mais ou menos no 14º dia do seu ciclo. Se você possui um ciclo de 22 dias ira ovular no 11º dia do seu ciclo. Isso sempre aproximadamente pois como vimos o ciclo pode sofre alterações.

Quatro dias antes e tres dias depois do dia da ovulação será o seu periodo fértil, de acordo com o Ministério da saúde, já que os espermatozoides podem sobreviver até tres dias dentro do corpo da mulher.

Então se sua ovulação ocorre no 14º dia do seu ciclo, entre o 10º dia e 17º dia voce estará no seu período fértil.

Agora aqui vai uma opinião minha, saber seu período fértil é muito bom para quer quer engravidar, mas saber do período para utilizar como um método contraceptivo não é um bom negocio.

É legal dizer também que neste período o muco que sai da mulher fica mais abundante, elástico semelhante a clara de ovo.


Espero que tenham gostado, comentem e enviem suas duvidas!!!












14 comentários:

Anônimo disse...

bom eu tomava perlutan e a 2 meses fiquei sem tomar, depois que minha menstruaçao veio dia 27/04/12 eu voltei a toma-la, tomei no 8º dia que foi dia 4/4/12 dai hoje dia 5/5/12 tive relaçao sem preservativo, eu corro algum risco de engravidar pelo fato de ter tido relaçao apenas um dia depois que tomei a ingeçao???

por favor me respondam estou aguardando.

Enfermeira disse...

voce tomou corretamente e de acordo com a bula deste medicamento ni 1º dia se tomado corretamento voce já estará protegida.Então não tem problema algum.
Bjs e espero ter ajudado!!!
obrigada por participar do blog!
Volte sempre!

Anônimo disse...

ah sim, muito obrigada enfermeira, eu tomei corretamente, tomei no 8° dia contando o dia que minha mestruaçao veio. obrigada pela ajuda.

fique com Deus.

Anônimo disse...

ola enfermeira,

eu queria saber por quanto tempo a mulher permanece no periodo fertil? é até a mestruaçao vir novamente??? eu sei que ficamos no periodo fertil 14 dias contando com o dia da mestruaçao ai os outros 14 dias ficamos fertil ate ela vir de novo é isso?

Anônimo disse...

Olá tdo bem??
vc poderia me ajudar??
minha menstruação veio dia 22/04 e agora veio dia 17/05, qual sera os dias que estarei fértil?? quero engravidar estou tentando a alguns meses!

Obrigado!!

Enfermeira disse...

Seu ciclo anterior foram de 26 dias logo se seu ciclo esse mes tambem for de 26 dias seu periodo fertil será entre os dias 26 e o dia 2 e sua ovulação ocorrera dia 30. Porem é preciso ter uma media de 3 meses calculando o tempo do seu ciclo para se tirar uma media.
Espero ter ajudado!!! E boa sorte na sua tentativa!! Se sentir dificuldade para engravidar procure um Go para que ele possa te ajudar realizando exames detalhados e especificos!!!

Obrigada pela participação no blog!!!

Anônimo disse...

Tenho 11 anos, li atentamente porque é bom saber não é mesmo? Obrigada! Seu blog me ajudou! Tirarei minhas dúvidas com minha mãe!

Enfermeira disse...

Que bom que ajudou, fico feliz em saber. Se tiver duvidas ou sugestão de postagem pode falar...
bjssss!!!

Anônimo disse...

ola, eu tomo perlutan a 1 ano e 6 meses e nesse mes eu mestruei dia 08/06 dai nao deu pra eu tomar a injeçao no dia certo e acabei sem tomar, quando foi dia 19/07 eu mestruei novamente e no oitavo dia da mestruaçao tomei a perlutan e tive relaçao dois dias depois que tomei...eu queria saber se eu corro risco de engravidar pelo fato de ter mestruado duas vezes no mes e ter tomado a injeçao na segunda mestruaçao???

me ajuda por favor estou com medo.

obrigada bom domingo..

Anônimo disse...

Boa noite!!! Gostaria de um informação, acabei a cartela de AC dia 17/08(há 3 anos q faço uso) e no dia seguinte tive relação sem proteção, uma semana depois tive relação novamente sem proteção... meu ciclo menstrual são exatos 21 dias e não vou mais tomar a medicação! estou liberando um muco claro porém com testura líquida, é possivel engravidar????? Agradeço a atenção... no aguardo da resposta!

Anônimo disse...

Oi, eu tomo qlaira há uns 5 meses, Esqueci de tomar a 19º pílula e a tomei com umas 15 horas de atraso. tive relação pela manhã. e só depois lembrei de tomar. Agora, eu tomo normalmente a próxima pílula.

Anônimo disse...

- Menstruei dia 31/12/12 e fiz sexo sem proteção dias 04 e 12 de janeiro, tive um sangramento no dia 16 de fevereiro e mentruei normal no fim do mês, dia 12/04/13 fiz uma eco e estava gravida de 13 semanas e 6 dias. Tem como eu saber quando ouve a ovulação?

Anônimo disse...

ola enfermeira bom dia tomo ant siblima a 15 dias estou na 1 cartela tive relaçao e a ejaculaçao foi dentro tenho que tomar a PDS ? me ajude nao posso engravidar nesse momento . grata !

Anônimo disse...

Tomo anticoncepcional à quase 3 meses. E tive relação ea ejaculação foi dentro e duas vezes,. Em dois dias seguidos,. Corro o risco de estar gravida?

Aguardo responta, obrigada!

Postar um comentário